segunda-feira, 18 de abril de 2011

Weblogs e educação: contribuição para a construção de uma teoria

Weblogs e educação: contribuição para a construção de uma teoria1
1Luciana Monteiro Almeida Juliano

Depois de ler o artigo da autora Suzana Gutirrez (2005), intitulado: “Weblogs e educação: contribuição para a construção de uma teoria”, Suzana Gutierrez (2005), irei discorrer algumas linhas a respeito do assunto.

A tecnologia está à disposição dos educadores para que possam utilizá-las no processo ensino-aprendizagem, o ambiente virtual facilita o acesso da informação e do conhecimento. Que podem ser explorados em sala de aula no contexto educacional, o professor passa a ser o gerenciador e facilitador da informação, indicando ambientes de aprendizagem na internet.
O ciberespaço, o espaço virtual no qual ocorre a comunicação por redes, na verdade é um “não lugar”, um espaço não físico” diferente dos espaços pessoais em que os interlocutores se encontram fisicamente. ( MARINEZ E SOLANO apud COLL,2010, p.24).
O ambiente escolar começamos a reunir os interlocutores fisicamente em sala de aula com todas as ferramentas tradicionais como quadro, giz e os alunos participando normalmente de uma aula tradicional. Ou podemos ter aula em ambiente virtual como por exemplo com a utilização de uma plataforma com fóruns, wikis, pesquisas online todos interagindo e colaborando para a construção do conhecimento.
A educação é obrigada a enfrentar essa situação e falasse em escolas incluvivas (que tentam satisfazer a diversidade de necessidade educacionais de seus alunos), de educação não formal e informal (para aproveitar as oportunidades que a sociedade atual oferece para a educação e formação das pessoas) e de aprendizado colaborativo e cooperativo (com finalidade de tirar proveito dos conhecimentos e habilidades dos diversos menbros de um grupo para satisfazer objetivos comuns ).(COLL, 2010, p.26).
O professor terá que motivar e incentivar os alunos para que possam trabalhar em ambiente virtual com interatividade e que todos possam colaborar e interagir, o professor deixa de ser o transmissor de informação substituindo-o pelos papéis de seletor e gestor dos recursos disponíveis, tutor e consultor no esclarecimento de dúvidas e um mediador de debates e discussões para que todos possam contribuir para uma aprendizagem colaborativa.
O educador contribuirá para que o educando saiba usar a informação em múltiplos formatos e de diversas fontes. Cabe ao professor orientar os alunos a usarem as ferramentas da internet e programas educativos para contribuir e fomentar as unidades de aprendizagem no ambiente virtual. Os alunos nascidos na era digital e da informação eles estão acostumados a utilizarem a internet para lazer e entretenimento como as ferramentas: Power Point, Google, Skipe, Wikipedia, Gmail, Moodle, Youtube, Msn, Orkut, Twiter, Blogs, entre outros.
O educador terá que saber explorar as novas tecnologias a serem trabalahadas em sala de aula, visto que, os alunos nascidos na era digital sabem usar essa ferramenta muito bem. É preciso, que o professor oriente e desperte a capacidade dos alunos no ambiente virtual a favor da educação ocorra no processo ensino-aprendizagem.
Formar-se como professor é aprender a ser professor e, no dizer de Paulo Freire (2002b, p.81), é “aprender ao aprender a razão de ser do objeto ou do conteúdo”.Aprender a ensinar é reconhecer a razão de ser do ato de ensinar, é compreender a sua dimensão criativa. O ensinar é indissociável do aprender e materializa-se na vida do professor, que aprende, transforma-se, ensina e transforma.
O educador ensina e orienta o alunosna construção de um weblogs ou blogs, as recomendações podem começar em sala de aula, e logo após, os alunos começaram a construir o seu blog a partir de um determinado assunto estabelecido pelo professor orientador.
Os weblogs caracterizam-se por serem páginas publicadas por uma só pessoa; por serem relatos pessoais partindo de um ponto de vista próprio; por possuírem estrutura hipertextual; por se constituírem de textos serem curtose postados em blocos padronizados; por estes blocos de texto ou posts estaremorganizados em ordem cronológica reversa; por cada bloco de texto possuir um link permanente de acesso; por permitirem o acesso público e gratuito ao conteúdo da página; por serem contextualizados e enriquecidos por comentários; por serem freqüentemente atualizados; por terem as postagens mais antigas arquivadas,permanecendo à disposição; por serem intertextuais e interdependentes, possuindo ligação com outros textos.(SIFRY,2005).
O weblog ou blog poderá ser uma ferramenta que ajudará na construção de saberes e conhecimento e trocas de informações entre professor-aluno e aluno-aluno em um ambiente virtual e de aprendizagem colaborativa e de interatividade. O cenário educacional mudou é está evoluindo a incorporação das tecnologias da informação e da comunicação na educação é de suma importância para as práticas educacionais e os processos de ensino aprendizagem utilizar e incorporar as Tcis em sala de aula. O professor tem que fazer um misto da aula tradicional com aula virtual e passa a ser um orientador, facilitador da informação e incentivando, orientando os alunos a usar as ferramentas da internet para aprender e reaprender os conteúdos que ele irá ensinar para melhorar a aprendizagem.

Referência:

COLL, César. Psicologia da educação virtual: aprender e ensinar com as tecnologias da informação e da comunicação. Porto Alegre: Artmed, 2010.


FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia. 25ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2002.

________. Pedagogia da esperança. 9ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2002 (b).

________. Pedagogia do oprimido. 13ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1983.


LÉVY, Pierre. As tecnologias da inteligência: o futuro do pensamento na era da informática. Rio de Janeiro: ED.34, 1993.

__________. Cibercultura. Rio de Janeiro: ED.34, 1999.

SIFRY, David. State of the Blogosphere March 2005 - Part 1: Growth of Blogs. In:SIFRY’S ALERTS. São Francisco, CA: David Sifry, 2005. Disponível em
http://www.sifry.com/alerts/archives/000298.html. Acesso em 18 mar 2005
Imagem do Blog disponível em:

sexta-feira, 15 de abril de 2011

Texto com 10 palavras e links...

A tecnologia juntamente com a educação está servindo para que o professor possa utilizar em sala de aula ou em ambiente virtual no processo ensino-aprendizagem. Como em tarefas e conteúdos que pode ser explorado com o estudante como, por exemplo, utilizar textos da internet e pedir que os alunos trabalhem com hipertexto fazendo links de um determinado assunto que iremos trabalhar no decorrer das aulas. Assim, os projetos de aprendizagem terão alcançados o objetivo principal uma aprendizagem colaborativa. Utilizando a sala de aula tradicional e o ambiente virtual para a construção do conhecimento, todos possam interagir dialogar, colaborar com autonomia.

quinta-feira, 14 de abril de 2011

Blog Era uma vez... livros e tecnologias espaço para que todos possam interagir

O blog tem como objetivo, disseminar e desenvolver atividades com a Contação de histórias, envolvendo a biblioteca escolar, bibliotecários, professores e alunos, sendo este um espaço de interatividade e colaboração entre educadores e bibliotecários. Espera-se que neste meio, aconteça trocas de informações e de experiências, vivenciadas no ambiente escolar com as práticas de leituras.
O intuito dessa ferramenta é de estimular a leitura das histórias, a imaginação e o gosto pela leitura, visando a colaboração no processo pedagógico, multidisciplinar.
Através deste blog buscar-se-á resultados positivos no incentivo à leitura, inserindo as tecnologias para motivar e incentivar os alunos na formação de novos leitores. Com isso, pretende-se, ainda, difundir as atividades do bibliotecário na escola, relacionando-as com as do professor, o que poderá resultar em uma alfabetização de maneira diferente e alegre dentro do processo ensino-aprendizagem.
FOTO: Luciana M Almeida Juliano